Estudo Mobilidade Inteligente
Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 100 Gráfico 91 O número de congestionamentos dos dois níveis da rede viária da ciclovia foi semelhante ao número de congestionamentos da cidade do Porto. É visível uma tendência de redução do número de congestionamentos. Em semelhança ao troço anterior, a partir de outubro, o valor de congestionamentos foi inferior ao período homólogo. Tabela 19 Mediana dos Valores Diários de Congestionamento Ponta da Manhã Ponta da Tarde 2019 2020 Diferença Percentual 2019 2020 Diferença Percentual Primeiro Nível Julho a setembro 51 150 +194% 51 135 +167% Outubro a janeiro* 324 228 -30% 473 268 -43% Segundo Nível Julho a setembro 80 140 +75% 92 124 +35% Outubro a janeiro* 466 260 -44% 712 381 -47% *Construção finalizada a dezembro de 2020 5.4. Discussão De forma análoga à análise realizada para o caso de estudo da cidade de Lisboa, são apresentados os Gráficos 92 a 95, que oferecem uma classificação de ambas as sub-redes viárias dos troços de ciclovias para cada período de ponta em questão. A classificação da rede viária de nível 1 e 2 é feita em função do eixo nulo (zero) e da diferença percentual de valores medianos do Porto entre períodos homólogos para ambos os períodos de julho a setembro (eixo horizontal) e outubro a janeiro (eixo vertical). Cada troço de ciclovia é representado pela sua diferença mediana percentual face aos períodos homólogos anteriores (valores apresentados em tabela), seguindo a classificação uma lógica
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=