Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 104 redes de primeiro grau, nomeadamente o troço azul, não são unicamente consequência do impacto das medidas de confinamento relativas á pandemia Covid 19. Face ao período de ponta da manhã, com enfoque para a sub-rede viária de segundo nível do troço vermelho, verifica-se um aumento generalizado de congestionamentos, nomeadamente para o período posterior, sobretudo quando comparado com os valores da rede de primeiro nível do troço vermelho, o que pode ter sido causado pelo facto da construção, que ficou parcialmente acabada, ter decorrido entre setembro e outubro. Em suma, dadas as classificações realizadas e a verificação dos correspondentes valores absolutos, distinguem-se as seguintes sub-redes viárias de primeiro nível de troços de ciclovias por comportamento:  Troço Azul (Classificação positiva) : No ano de 2020, ocorreu uma redução generalizada de congestionamentos face ao ano anterior, dado que a cidade do Porto para os meses de julho a setembro, teve um aumento de valores e que as construções no troço em questão se realizaram neste período, conclui-se que esta redução generalizada, não aparenta ser unicamente proveniente do impacto de medidas de confinamento;  Troços restantes (Classificação mista suave) : Para os meses de julho a setembro de 2020, houve um aumento de congestionamentos face ao ano anterior, em comparação com a cidade do Porto. Por outro lado, de outubro a janeiro de 2020 a 2021, houve uma redução de congestionamentos em linha com a da cidade do Porto, havendo uma aproximação entre ambos os períodos anterior e posterior, mas mantendo, em valores absolutos, uma diferenciação de valores entre ambos os grupos de meses. Considerando a construção dos troços em si, verificam-se que houve troços construídos em ambos os períodos, o que leva a entender, de forma generalizada, que ou as construções impactaram de forma diferente troços diferentes, ou que as mesmas não impactaram de forma significativa o número de congestionamentos nas respetivas sub-redes viárias.

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