Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 106 Mas, as cidades mudaram muito desde março de 2020, devido à pandemia e à imposição do teletrabalho. A face mais visível dessa transformação foi a redução do tráfego, tal como ilustra a figura abaixo apresentada. Figura 4 - Evolução dos congestionamentos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto O Gráfico da Figura 4, ilustra a evolução do número de congestionamentos para a cidade de Lisboa (a preto e cinza) e da cidade de Porto (a azul). No Gráfico é evidente o impacto dos confinamentos na redução no número de congestionamentos. No entanto, o impacto do primeiro confinamento é superior ao do segundo confinamento. Comparando a cidade do Porto e de Lisboa é visível um maior número de congestionamentos para a cidade de Lisboa do que na cidade do Porto. O Gráfico também mostra que a cidade de Lisboa teve um aumento gradual do número de congestionamentos mais cedo que a cidade do Porto. Com as restrições à mobilidade e a imposição do teletrabalho, assistimos a uma clara redução no número congestionamentos, com potencial impacto na redução nos níveis de poluição e na melhoria da qualidade do ar. Paralelamente, as restrições às deslocações e redução da oferta de transporte público revelou as limitações existentes na qualidade da rede de transportes públicos, com várias situações de sobrelotação. O receio da pandemia e o aumento dos riscos associados às deslocações em transportes públicos desencadeou a procura por meios individuais de deslocação. Os dados do contador disponibilizado pela Câmara Municipal de Lisboa 1 (CML), EcoCounter, confirmam esta tendência, mostrando um aumento do número de bicicletas a circular (ver Figura 5). 1 Instalado na Avenida Duque D’Ávila em Lisboa

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