Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 108 Nesse âmbito, o presente estudo pretendeu responder à necessidade do Automóvel Clube Portugal (ACP), de percecionar o impacto da construção das ciclovias na mobilidade das cidades de Lisboa e do Porto, em particular no número de congestionamentos. Bem como, permitiu demonstrar, com base na análise da mobilidade das áreas metropolitana de Lisboa e do Porto, a partir de dados de congestionamentos provenientes da Waze, que a implantação de ciclovias em espaços urbanos teve diferentes impactos, decorrentes das características do espaço onde são implementadas e das opções de planeamento e execução adotadas. No âmbito do MOBi Summit 2021 foram atualizados os dados nacionais e Lisboa tem atualmente 181,5 quilómetros de pistas cicláveis e o Porto conta agora com 54 quilómetros de corredores exclusivos para bicicletas Assim, e relativamente à cidade de Lisboa, o estudo analisou 9 ciclovias: Av. Almirante Reis, Rua Marquês Fronteira, Av. do Pacifico, Rua Cidade Bissau, Rua Castilho, Av. Manuel Maia, Praça de Londres, Av. dos Combatentes e Av. de Pádua. Destaque para a Figura 6 que ilustra a classificação das ciclovias de Lisboa, tendo em conta o seu impacto no número de congestionamentos na rede viária onde foi implementada, na hora de ponta da manhã, considerando os dois períodos temporais em análise (julho a outubro 2020 e novembro 2020 a janeiro 2021) e em comparação com a média da cidade de Lisboa. Figura 6 - Classificação da rede viária das ciclovias para hora de ponta da manhã

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