Estudo Mobilidade Inteligente
Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 13 Gráfico 4 Fonte: INE, Inquérito Mobilidade 2017-2018 2.1.1. Transporte urbano convencional Considerando a população residente na Área Metropolitana de Lisboa (AML) com idade entre 6 e 84 anos, estima-se que o número de deslocações por dia tenha ascendido a 5,4 milhões (INE, 2018). As modalidades de transportes convencionais (ou tradicionais) utilizadas ao longo das últimas décadas na AML têm consistido no automóvel, o autocarro, o comboio, o comboio metropolitano e o barco. No entanto, os últimos tempos têm vindo a ser caracterizados por novas alternativas, em grande parte impulsionadas pelas tecnologias associadas às aplicações de smartphone e que colocaram estes e outros meios de transporte mais próximos do cidadão, à distância de um simples click . Com base no relatório do INE, verifica-se que o meio de transporte mais utilizado na AML é o automóvel, sendo que os utilizadores recorrem a esta solução em mais de 45% na qualidade de condutores e em quase 15% na qualidade de passageiros. O autocarro é a segunda opção dos habitantes da AML, ficando bastante longe do automóvel, com cerca de 10% das escolhas. De seguida, tanto o recurso ao comboio como ao metropolitano ficam aquém dos 5% (ver Gráfico 5). AML Total de 5,4 milhões de deslocações/dia realizadas por 2,1 milhões de indivíduos
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