Estudo Mobilidade Inteligente
Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 14 Gráfico 5 Fonte: INE, Inquérito Mobilidade 2017-2018 Já no território do concelho de Lisboa, é possível verificar no Gráfico 6 que a opção pelo automóvel se mantém, embora um pouco mais reduzida. As viagens de automóvel como condutor não atingem os 35%, mas as viagens como passageiros são ainda superiores aos 10%, num resultado bastante próximo da restante AML. O recurso ao autocarro aumenta quando analisamos o concelho de Lisboa, sendo já superior a 10%, e a utilização do metropolitano fica também próxima desta fasquia, embora abaixo dela. Gráfico 6 Fonte: INE, Inquérito Mobilidade 2017-2018 2.1.2. Alternativas de transporte urbano O número de viagens em todo o mundo tem vindo a aumentar de forma constante (à exceção do período relativo aos meses de lockdown durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV2) e a aspiração de reduzir o número das viagens mais poluentes, em especial aquelas efetuadas de automóvel, tem vindo cada vez mais a encontrar respaldo na agenda política da EU e nos respetivos instrumentos legislativos, sendo abordado em todas as
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