Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 20 Mapa 6 – Duração média das deslocações na AML por município de residência (em minutos) Fonte: INE, Inquérito Mobilidade 2017-2018 2.1.7. Oferta de soluções alternativas ao automóvel Efetuando uma análise às redes de transportes e mobilidade alternativas ao automóvel disponíveis na AML, verifica-se a existência da rede ferroviária (comboio), comboio metropolitano (conhecido como “metro”), autocarro, elétrico, embarcações de travessia fluvial e as chamadas mobilidades suaves. No Mapa 7 é possível encontrar as linhas de metropolitano, elétrico e comboio disponíveis no território da AML, sendo possível concluir que, de entre as redes de transporte por carril, a ferrovia é aquela que permite a ligação do centro da AML (ou seja, a cidade de Lisboa) a municípios mais distantes. Contudo, verifica-se maior capilaridade nas linhas de metropolitano existentes na cidade de Lisboa e no concelho de Almada (Metro Sul do Tejo). Mapa 7 – Redes de transportes (por carril) na AML Fonte: Lisboa Aberta e Open Street Maps, 2020

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=