Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 21 Além das alternativas ao transporte rodoviário e às soluções por carril apresentadas no Mapa 7, algum investimento tem vindo a ser realizado pelos municípios da AML na mobilidade suave, através da instalação de ciclovias, bem como na disponibilização de bicicletas partilhadas (sejam elas de caráter convencional ou de tração elétrica). No Mapa 8 é possível verificar as ciclovias existentes por todo o espaço da AML, concluindo-se que os municípios têm optado por investir mais no litoral e zonas ribeirinhas, à exceção do espaço do concelho de Lisboa, em que são visíveis mais alguns percursos no interior da cidade e algumas avenidas centrais. Mapa 8 – Rede de ciclovias na AML Fonte: Lisboa Aberta, 2020 Com base nos dados disponibilizados pelo portal Lisboa Aberta (2020), é visível a existência e disponibilização ao utente de diferentes alternativas de transporte por carril (elétrico, metropolitano ou comboio). Porém, tais redes não se apresentam ainda como suficientes para chegar a todas as freguesias e possíveis destinos da cidade e, deste modo, garantir a eventual alternativa e substituição do automóvel. As redes alternativas (ver Mapa 9) apresentam uma reduzida cobertura, sendo necessário aumentar as zonas servidas por essas alternativas bem como a melhoria na regularidade e capacidade da oferta da rede ferroviária.

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