Estudo Mobilidade Inteligente
Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 22 Mapa 9 – Redes de transportes ferroviário na cidade de Lisboa Fonte: Lisboa Aberta, 2020 Da análise do Mapa 10, conclui-se, também, que não existe ainda uma rede estruturada de ciclovias, verificando-se um longo circuito no Parque Florestal de Monsanto e alguns percursos espalhados pela cidade, com um enfoque mais espacial na zona ribeirinha. A análise da rede de ciclovias existente mostra que existe uma maior predominância nas zonas de lazer, como a frente ribeirinha e as zonas verdes como no caso do Parque de Monsanto. Mapa 10 – Redes de ciclovias na cidade de Lisboa Fonte: Lisboa Aberta, 2020 Conforme disponibilizado no Gráfico 8, a rede de ciclovias representa, nos dias de hoje, metade da distância em quilómetros de todas as redes instaladas analisadas no presente estudo (carril e ciclovia). No entanto, atendendo a que uma grande parte da rede de ciclovias se situa em espaços dedicado a lazer, tal significa que apenas uma parte destes 50% representa uma infraestrutura destinada a facilitar a mobilidade urbana pendular e, neste sentido, garantir soluções eficazes de alternativa às deslocações por automóvel.
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