Estudo Mobilidade Inteligente
Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 23 Uma das soluções adotadas para tentar reduzir a utilização do automóvel, tem sido o investimento na criação de ciclovias em algumas das principais artérias da cidade de Lisboa. Em alguns casos, a criação da ciclovia resultou na redução de faixas de circulação destinadas ao automóvel com impactos do tráfego, nomeadamente o número de congestionamentos. Gráfico 8 – Percentagem de km disponíveis (por rede) na cidade de Lisboa Fonte: CML, Carris, Metro de Lisboa e Lisboa Aberta 2.1.8. Caracterização social No que diz respeito à caracterização social das populações relevantes para análise da mobilidade urbana dentro da AML, importa, desde logo, mencionar que a esmagadora maioria dos habitantes se desloca de automóvel, enquanto transporte principal, sendo que o número vai crescendo ao longo dos escalões etários, ultrapassando os 85% nas idades entre os 65 e os 84 anos. No mesmo sentido, a população entre os 6 e os 24 anos é aquela que utiliza mais os serviços de transporte público disponibilizados diretamente pelos municípios ou por operadores privados, em regime de concessão.
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