Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 24 Gráfico 9 Fonte: INE, Inquérito Mobilidade 2017-2018 Já no que concerne à análise da mobilidade por sexo da população da AML, é possível verificar no Gráfico 10 que a população que mais utiliza os transportes públicos é do sexo feminino (60%), enquanto a utilização do automóvel é repartida em 50% pelos dois sexos. Gráfico 10 Fonte: INE, Inquérito Mobilidade 2017-2018 Relativamente às atividades desenvolvidas pela população, é de salientar a persistência da opção pelo automóvel, sendo que a mesma é mais reduzida no grupo dos estudantes e com uma percentagemmais elevada entre os grupos com atividades como doméstico(a) e outras situações que não as especificadas nas questões do INE, identificadas no Gráfico 11. Ainda assim, é de enfatizar que, mesmo sendo em valor superior a 80%, o grupo da população ativa (que trabalha) surge em segundo lugar na menor utilização do automóvel. Tal demonstra, em todo o caso, que as populações da AML ainda utilizam muito pouco os transportes públicos. Provavelmente, devido insuficiente cobertura da rede de transporte público e a sua reduzida qualidade. 0,00 10,00 20,00 30,00 40,00 50,00 60,00 70,00 80,00 90,00 100,00 6 a 24 anos 25 a 44 anos 45 a 64 anos 65 a 84 anos Deslocações por escalão etário, segundo o tipo de transporte principal utilizado - AML Automovel Transporte Publico Outros 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Automovel Transporte Publico Outros Deslocações por sexo, segundo o tipo de transporte principal utilizado - AML Masculino Feminino

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