Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 26 pelas duas margens do rio Douro, é a segunda área metropolitana (NUTS III) portuguesa (PORDATA, 2019). Mapa 11 – Municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) Fonte: dados.gov, 2020 No entanto, com base na Tabela 2, é possível verificar alguma redução na população da AMP, em especial na cidade do Porto. Uma tendência que é ainda mais acentuada comparando com cidade de Lisboa e à AML. Perante a presente realidade, também na AMP os movimentos das populações dentro do mencionado território representam uma importante parte de toda a mobilidade no território nacional, em especial no que concerne aos movimentos pendulares (entre casa e trabalho/escola/universidade). Tabela 2 – Variação da população na cidade do Porto e na AMP (2011-2016) População (2011) População (2016) Variação Variação (%) Porto 237.591 214.119 -23.472 -9,88 AMP 1.759.524 1.719.021 -40.503 -2,30 Fonte: INE, Inquérito Mobilidade 2017-2018 No Mapa 12 é possível verificar as densidades populacionais ao longo de toda a AMP, o que permite compreender melhor as dinâmicas dos movimentos pendulares. Em relação à população residente o concelho do Porto esta é a segunda mais populosa da AMP, com 215.945 habitantes (PORDATA, 2019) seguida daqueles que se encontram mais próximos do centro metropolitano ou junto à faixa litoral ou ribeirinha, como é o caso Vila Nova de Gaia (300.205), Matosinhos (174.870) ou Gondomar (165.808), à exceção de Santa Maria da Feira (138.581), que surge em quinto lugar, logo seguida pela Maia (138.349).

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