Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 30 Neste sentido, a própria AMP lançou o portal Mobilidade.AMP by MOVE-ME, que procura ajudar os cidadãos a encontrar soluções mais rápidas de sustentáveis para chegar aos destinos pretendidos. Contudo, como foi mencionado para a AML, também na AMP se verifica um número ainda baixo nas medidas estratégicas e políticas para a redução das viagens de automóvel (sejam elas medidas organizacionais e operacionais, intervenções de infraestrutura, alavancas financeiras, planeamento do uso solo ou medidas tecnológicas, como entrega de mercadorias em casa e serviços, informática, e teletrabalho, para reduzir viagens). Nos dias de hoje, a maioria da população que vive na região do Porto tem dificuldade em encontrar meios de transporte alternativos, que lhes permitam abandonar, em definitivo a opção do automóvel. Mais uma vez, exige-se um maior esforço de análise e implementação dos elementos considerados pela literatura como essenciais no planeamento das alternativas de transporte, que são: (1) combinações de medidas; (2) mecanismos subjacentes; (3) avaliação do sucesso; (4) análise de transferibilidade e comparabilidade; (5) barreiras à implementação; e (6) barreiras para obter resultados de redução de viagens (Banister & Marshall, 1999). 2.2.3. Soluções de Intermodalidade O comboio foi identificado como o meio de transporte que implica maior número de transbordos: 75,7% das deslocações implicaram a necessidade de transbordo, a maior proporção entre todos os meios de transporte considerados, situação naturalmente associada à condição de modo de transporte para maiores distâncias e não tanto para o “último km” até ao destino. Como seria de esperar o transporte individual de que fazem parte o automóvel, o motociclo/ciclomotor foram os que apresentammenor número de transbordos, onde a caminhada é naturalmente a primeira forma de deslocação até estes modos de transporte. Gráfico 17 Fonte: INE, Inquérito Mobilidade 2017-2018 0 20 40 60 80 100 120 Automóvel como passageiro Automóvel como Condutor Motociclo o ciclomotor Taxi como passageiro Autocarro - transp público Autocarro - transp esc./empresa Comboio Metropolitano Bicicleta Número de Transbordos - AMP 0 1 2 ou mais

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