Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 31 2.2.4. Estratégias sociais de sustentabilidade associadas à mobilidade urbana Conforme apresentado em relação à AML, também na AMP, a partir de 1 de abril de 2019, andar de transportes públicos ficou mais barato para as populações. Os transportes públicos mais acessíveis resultaram do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) e integrado no Fundo Ambiental, com o objetivo de combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente a exclusão social, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o congestionamento, o ruído e o consumo de energia. O PART procurou, também na AMP, atrair passageiros para o transporte coletivo, apoiando as autoridades de transporte – no caso a AMP – com uma verba anual, que lhes permite operar um criterioso ajustamento tarifário e da oferta, no quadro das competências que lhes são agora atribuídas. Por outro lado, também alguns municípios na AMP têm vindo a demonstrar empenho em apostar na “mobilidade suave”, seja através da criação de ciclovias ou “ecopistas”, da implementação de programas de disponibilização de bicicletas partilhadas, ou mesmo o encerramento de vias ao trânsito automobilizado, ficando as mesmas dedicadas apenas à circulação de peões. 2.2.5. Entradas e saídas Na Área Metropolitana do Porto, realizam-se mais de 900 mil deslocações entre municípios (935 731), e mais de 500 mil deslocações (523 867), se excluirmos o motivo regresso a casa (INE, 2018). Nos municípios de São João da Madeira e do Porto o número de deslocações referentes a entradas supera o número de residentes, 126 e 116 entradas por 100 habitantes, respetivamente. Os municípios de Espinho (90), Maia (79), Matosinhos (73), Valongo (66), Vila do Conde (55) e Gondomar (50) registam, ainda, um número superior a 50 entradas por 100 habitantes. Com valores mais reduzidos, nomeadamente, inferiores a 35 entradas por 100 habitantes, destacam-se os municípios de Paredes (22), Santo Tirso (23) e Oliveira de Azeméis (32). No entanto, o maior número de entradas no concelho do Porto tem origem, principalmente, nos concelhos vizinhos de Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar e Maia, como é possível concluir da análise do Mapa 13

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