Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 34 2.2.7. Oferta de soluções alternativas ao automóvel Efetuando uma análise às redes de transportes e mobilidade alternativas ao automóvel disponíveis na AMP, verifica-se a existência da rede ferroviária (comboio), metropolitano (“Metro do Porto”), autocarro, elétrico e as chamadas mobilidades suaves. No Mapa 17 é possível encontrar as linhas de metropolitano, elétrico e comboio disponíveis no território da AMP, sendo possível concluir que, de entre as redes de transporte por carril, a ferrovia é aquela que permite a ligação do centro da AMP (ou seja, a cidade do Porto) a municípios mais distantes. Contudo, verifica-se alguma capilaridade nas linhas de metropolitano existente e até mais distância quando comparadas com as linhas de metropolitano de Lisboa. Mapa 17 – Redes de transportes na AMP Fonte: Open Street Map 2020 Conforme é possível verificar através do Mapa 18, não existe na AMP, tal como na AML, ainda uma rede estruturada de ciclovias, verificando-se apenas algumas ligações entre cidades, como a Ecopista do Ramal de Famalicão, entre Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão, ou alguns quilómetros nas áreas litorais.

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