Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 35 Mapa 18 – Redes de ciclovias na AMP Fonte: Open Street Map 2020 Com base nos dados disponibilizados pelos OpenStreetMap (www.openstreetmap), é visível a existência e disponibilização ao utente de uma reduzida cobertura das redes de transporte por carril (elétrico, metro ou comboio). Ainda que o Metro do Porto tenha já uma rede que permita fazer a ligação a alguns concelhos para lá das fronteiras da cidade, o conjunto das redes não se apresenta como suficiente para chegar a todas as freguesias do concelho e possíveis destinos da cidade e, deste modo, garantir a alternativa ao automóvel. À insuficiente capilaridade das redes alternativas (ver Mapa 19), importa ainda mencionar a necessidade de um aumento significativo na regularidade dos serviços, bem como no número das composições de carruagens disponibilizadas aos utentes. Mapa 19 – Redes de transportes na cidade do Porto Fonte: Open Street Map 2020 Da análise do Mapa 20, conclui-se também que não existe ainda uma rede estruturada de ciclovias, verificando-se circuitos bastante dispersos, com especial enfoque na zona ribeirinha e no litoral, junto à zona da Foz. Estes dados demonstram que a localização das ciclovias está associada a locais e atividades de lazer.

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