Estudo Mobilidade Inteligente
Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 36 Mapa 20 – Rede de ciclovias na cidade do Porto Fonte: Open Street Map 2020 Face ao descrito e conforme é possível verificar da análise do Gráfico 18, as redes de transportes e mobilidade na cidade do Porto, por carril ou em ciclovia, são ainda bastante reduzidas, merecendo ainda um forte investimento para que estes meios de mobilidade urbana possam passar a ser uma opção dos cidadãos alternativa ao automóvel. Gráfico 18 – Percentagem de km disponíveis (por rede) na cidade do Porto Fonte: CMP e Metro do Porto 2.2.8. Caracterização social Na parte concernente à caracterização social das populações relevantes para análise da mobilidade urbana no espaço da AMP, importa, desde logo, mencionar que a esmagadora maioria dos habitantes se desloca de automóvel, como meio de transporte principal como condutor ou passageiro, sendo que, ao contrário do que acontece na AML, o número não vai crescendo ao longo dos escalões etários. Na verdade, os membros da população que mais recorrem ao automóvel são os incluídos no escalão etário entre os 25 e os 44 anos, sendo que os valores voltam a reduzir de forma constante nos escalões de idades superiores (ver Gráfico 19).
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