Estudo Mobilidade Inteligente
Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 49 Gráfico 28 De forma a realizar uma análise comparativa dos dados Waze para a cidade Lisboa, foi aplicado o mesmo cálculo de percentagem relativa face ao dia 13 de janeiro de 2020 nos dados de contagem de eventos de congestionamento para o mesmo período. Esta comparação pode ser visualizada no Gráfico 29, onde a métrica comparativa criada através dos dados Waze é denominada como baseline Waze. Gráfico 29 No Gráfico 29 pode-se visualizar uma certa relação entre as duas métricas, pelo que se realizou um teste de correlação de Pearson (Werner et al., 2009) com o objetivo de verificar estatisticamente a relação entre ambas as variáveis. O resultado do teste apresenta uma correlação forte entre as métricas (coeficiente de correlação Pearson: 0.6761, valor de p<0.001) onde se pode concluir que os comportamentos captados pela Waze para a cidade de Lisboa estão, de forma significativa, em linha com os reportados no relatório de tendências de mobilidade da Apple.
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