Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 5 Estas soluções abriram novas oportunidades de acesso à vida na cidade. A digitalização do consumo incentiva os serviços baseados no acesso a modelos de propriedade mais tradicionais, mas tem aberto caminho a formas alternativas e híbridas de transporte público, serviços de táxi e recurso à partilha de automóveis, como o car-sharing e car-pooling (Rode & Hoffmann, 2015). Neste sentido, procura-se, num primeiro momento, introduzir os conceitos gerais relacionados com a mobilidade urbana. Em seguida, apresenta-se uma contextualização dos dados da mobilidade nas duas regiões, desenvolvendo-se, posteriormente, uma série de perspetivas comparadas entre as mesmas. Subsequentemente, e fazendo uso das competências do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab na utilização da gestão de informação e da ciência dos dados, suportada por fontes de dados públicas e privadas, nomeadamente portais de dados abertos municipais, Google e Waze, procurou-se compreender a dinâmica espácio-temporal da mobilidade nestas áreas urbanas. Com base no diagnóstico realizado e apoiado em dados de mobilidade, foi desenvolvida uma metodologia de avaliação do estado da mobilidade ao nível das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Os resultados servirão de apoio à definição de estratégias e de posicionamento do ACP no quadro das iniciativas municipais na área da mobilidade urbana. A metodologia aplicada permitiu construir um quadro de análise e avaliação da mobilidade nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A análise permitiu avaliar o impacto do Covid, em particular os períodos confinamento, nos padrões de mobilidade nas áreas metropolitanas. A análise do impacto foi feita com base nas ocorrências de congestionamentos identificadas na plataforma Wase. 1.1. Conceitos e evolução do transporte urbano Quando nos propomos analisar o transporte e/ou a mobilidade num determinado território urbano, torna-se essencial compreender uma série de conceitos e realidades. Poder-se-á afirmar que a mobilidade urbana se encontra organizada em três grandes categorias:  Transporte coletivo A mobilidade de passageiros (individual ou coletiva) é o resultado de decisões individuais baseadas em diferentes lógicas  Transporte individual  Transporte de carga A mobilidade de carga é decidida, em conjunto, entre aqueles que são titulares da carga e os que prestam os serviços de transporte Neste sentido, o objetivo do transporte coletivo (ou transporte público) é o de fornecer mobilidade acessível ao público em partes específicas de uma determinada cidade. Os sistemas geralmente pertencem e são operados por um município, vários municípios ou uma empresa pública, podendo ainda ser concessionados a outras entidades. O acesso ao transporte público é aberto a todos, desde que a tarifa seja paga. A eficiência dos sistemas de transporte público

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