Estudo Mobilidade Inteligente
Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 50 4. Rede Ciclável vs Mobilidade na Cidade do Lisboa Neste capítulo serão apresentados casos de estudo com vista a descrever e quantificar o impacto da construção de ciclovias no ano de 2020 na mobilidade em contexto urbano, utilizando dados proxy de mobilidade procedentes da Waze, apresentados na secção 3.4. Será sempre dado um enfoque e relativizando os resultados obtidos com o impacto natural da pandemia Covid 19 e as respetivas medidas restritivas de mobilidade ocorrentes no período em estudo. 4.1. Metodologia e dados utilizados A avaliação da mobilidade nas cidades de Lisboa e Porto foi feita tendo em conta as informações no número de congestionamentos identificados pela plataforma Waze. Os congestionamentos foram analisados para a hora de ponta da manhã (7:00h-10:00h) e de ponta da tarde (17:00h- 20:00h) e para dois períodos destintos do ano, em função da data da construção das ciclovias valores de congestionamentos foram analisados considerando o impacto dos confinamentos de 18 de março de 2020 e de 18 de janeiro de 2021. Foram obtidos dados espaciais das ciclovias da cidade de Lisboa através do portal de dados abertos (Camara municipal de Lisboa, n.d.).De onde se retiraram as datas de construção das mesmas através do site (Camara municipal de Lisboa, 2021) Sendo necessário para a análise comparativa entre os dados fornecidos pela Waze e os dados das ciclovias uma rede viária comum, de forma a se poder fazer qualquer tipo de interceção espacial, foi utilizada a rede viária de Portugal publicada no site OpenStreetMaps (OSM). Tendo como base as construções feitas no ano de 2020 foram identificadas as seguintes ciclovias: Avenida Almirante Reis; Rua Castilho; Rua Marquês de Fronteira; Praça de Londres; Avenida Manuel da Maia; Avenida do Pacífico; Avenida de Pádua; Rua Cidade de Bissau; Avenida dos Combatentes. De forma a identificar o impacto da construção das ciclovias no tráfego da rede viária, dois níveis de rede viária foram criados. O primeiro nível, sub-rede viária de primeiro grau, identifica os troços viários onde se localiza a ciclovia e os troços a 10 metros da ciclovia. Um segundo nível, sub-rede viária de segundo grau, corresponde aos troços a 100 metros da ciclovia, excluindo as vias de primeiro grau. A localização das ciclovias existentes foi obtida através do OpenStreetMap (OSM) e serviu para identificação dos troços dos dois níveis através uma interceção espacial. A criação de ambas as sub-redes tem como objetivo descrever o impacto na mobilidade nos troços de estradas onde se inserem as ciclovias, mas também nos troços de estrada nas vizinhanças das mesmas. Esta complementaridade permitirá compreender se os possíveis impactos causados
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