Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 56 ciclovia, respetivamente, de forma a se poder realizar uma análise comparativa do impacto no número de congestionamentos diários entre os períodos anteriores e posteriores à construção das mesmas. Tabela 3 - Períodos em comparação para o impacto das ciclovias nos congestionamentos Ciclovias Anterior à Construção Posterior à Construção Avenida do Pacífico 2019-11-01 2020-01-31 2020-11-01 2021-01-31 Avenida de Pádua 2019-11-01 2020-01-31 2020-11-01 2021-01-31 Rua Cidade de Bissau 2019-11-01 2020-01-31 2020-11-01 2021-01-31 Avenida dos Combatentes 2019-07-01 2020-01-31 2020-07-01 2021-01-31 Avenida Manuel da Maia 2019-07-01 2020-01-31 2020-07-01 2021-01-31 Praça de Londres 2019-07-01 2020-01-31 2020-07-01 2021-01-31 Rua Marquês de Fronteira 2019-07-01 2020-01-31 2020-07-01 2021-01-31 Rua Castilho 2019-07-01 2020-01-31 2020-07-01 2021-01-31 Avenida Almirante Reis 2019-07-01 2020-01-31 2020-07-01 2021-01-31 De seguida foram calculados os valores médios totais, por hora de ponta, para cada um dos períodos homólogos, obtendo-se assim, em valores absolutos, dados capazes de diferenciar o nível de congestionamentos entre os períodos em questão. Numa situação de garantia de homogeneidade de todas as variáveis que impactam o número de congestionamentos ao nível da sub-rede viária associada a cada ciclovia ao longo do eixo temporal, a utilização de uma métrica diária de congestionamentos únicos, para períodos homólogos de cada ano, seria suficiente para descrever e quantificar o impacto da construção das mesmas (Hourdos et al., 2017). No entanto, como observado na secção 3.4 a pandemia Covid 19, nomeadamente a implementação de medidas de restrição de mobilidade, teve um impacto significativo no número de congestionamentos na cidade de Lisboa. Pelo que uma análise comparativa utilizando unicamente valores de número de congestionamentos absolutos é insuficiente para determinar se as diferenças verificadas no número de congestionamentos após a construção de uma ciclovia podem ser atribuídas ao impacto da própria construção, ou a outra variável, nomeadamente o impacto pandemia Covid 19 e respetivas medidas restritivas. De forma a descrever o comportamento verificado em cada nível da ciclovia, face aos níveis de congestionamento verificados na cidade de Lisboa, foram calculadas as diferenças mensais percentuais da mediana do número de congestionamentos relativas aos meses homólogos do ano anterior de 2019. Foi utilizada a mediana em vez da média, de forma a mitigar o possível efeito de dias com valores atípicos, que normalmente enviesariam o valor da média. Adicionalmente, com vista a iniciar uma análise comparativa entre o nível de congestionamentos relativos na cidade de Lisboa com os respetivos níveis relativos de congestionamentos das sub- redes viárias de cada ciclovia ao longo do eixo temporal, foi calculada de forma análoga, a diferença percentual da mensal da mediana do número de congestionamentos face ao ano anterior de 2019, para a totalidade da cidade de Lisboa, denominada como baseline mensal, apresentada no Gráfico 30.

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