Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 57 Gráfico 30 Como se pode verificar, em ambos os períodos de hora de ponta na cidade de Lisboa, existe uma mudança de comportamento, relativo ao ano anterior, entre os meses de outubro e novembro. No período de julho a outubro de 2020, o valor da mediana mensal de congestionamentos é superior ao ano anterior, onde, nos meses seguintes este comportamento se inverte. Dada esta diferenciação verificada nos dados, ambos os períodos em questão serão estudados separadamente, como demonstrado na tabela 4. Tabela 4 Mediana dos Valores Diários de Congestionamento Ponta da Manhã Ponta da Tarde 2019 2020 Diferença Percentual 2019 2020 Diferença Percentual Julho a outubro 18791 34185 +82% 13700 20433 +41% Novembro a janeiro 58195 24309 -58% 70834 32257 -54% Para cada período e cada sub-rede de cada ciclovia será realizada uma análise comparativa com a baseline mensal da cidade, procurando diferenciar os impactos causados pelas construções de ciclovias dos impactos causados pela implementação de medidas restritivas á mobilidade. 4.4. Resultados Para cada ciclovia são apresentados quatro Gráficos, onde os dois primeiros demonstram a média a 5 dias do número diário de congestionamentos por hora de ponta para as sub-redes de primeiro e segundo grau/nível respetivamente. O terceiro e quarto apresentam uma comparação entre as baseline mensais da ciclovia em questão e a cidade de Lisboa para as sub-redes de primeiro e segundo grau/nível, para o período de ponta da manhã e de tarde respetivamente. De forma a validar os resultados apresentados, foram calculados, para cada período de ponta e para cada sub-rede viária, os valores das medianas de julho a outubro e de novembro a janeiro para cada ano em questão. Seguidamente, apresentamos os resultados para as várias ciclovias analisadas.

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