Estudo Mobilidade Inteligente

Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 7 Movimentos de distribuição que se prendem com o atendimento das necessidades de consumo e produção. Estão essencialmente relacionados com os terminais de transporte, centros de distribuição e retalho. O crescimento das transações e comércio online tem vindo a envolver cada vez mais movimentos de carga transportados para áreas residenciais, através das entregas ao domicílio (Rodrigue, 2020). 1.2. Áreas Metropolitanas em estudo: Lisboa e Porto De acordo com dados do Inquérito à Mobilidade 2017, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, I. P. (INE) e divulgados no âmbito da publicação “Mobilidade e funcionalidade do território nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa 2017”, o principal motivo das deslocações efetuadas foi o trabalho, tanto na Área Metropolitana de Lisboa (AML) como na Área Metropolitana do Porto (AMP), seguindo-se as compras (INE, 2018). Gráfico 1 Fonte: INE, Inquérito Mobilidade 2017-2018 Atendendo ao conforto e à alegada rapidez, de acordo com as conclusões do INE, o automóvel tem vindo a ser a opção privilegiada dos habitantes das áreas metropolitanas portuguesas. Outro motivo apontado para o privilegiar do automóvel é a reduzida oferta de transporte público, que acabam por levar as populações a optar pela solução do automóvel individual.

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