Estudo Mobilidade Inteligente
Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 80 Classificação positiva , codificada a verde, ciclovias que tenham um valor negativo e inferior ao valor da cidade de Lisboa em ambos os grupos de meses; Classificação mista , codificada a laranja, encontram-se as ciclovias que têm valores positivos e superiores a Lisboa, em um dos grupos de meses e negativos e inferiores a Lisboa no outro, representando uma mudança de comportamentos de negativo para positivo entre os grupos de meses de estudo; Classificação mista suave , codificada a amarelo, encontram-se ciclovias onde, em um dos grupos de meses, ocorrem valores entre o eixo nulo e os valores de Lisboa; A cinzento, estão classificadas as ciclovias que têm valores entre zero e os valores de Lisboa em ambos os grupos de meses, pelo que aparentam estarem, modo geral, em linha com os valores da cidade de Lisboa. As ciclovias da Avenida do Pacifico, Avenida de Pádua e Rua da Cidade de Bissau tiveram as suas construções finalizadas a outubro de 2020, pelo que é de frisar, que os valores referentes ao grupo de meses de julho a outubro têm uma interpretação diferente. 4.5.1. Classificação da rede viária de nível 1 das ciclovias Os congestionamentos no período da manhã aumentaram em julho e outubro e em novembro e janeiro para as vias de grau 1 das ciclovias Av. Almirante Reis e Rua Marquês Fronteira. Por outro lado, as vias das ciclovias Av. do Pacifico e Rua Cidade Bissau apresentam uma redução no número de congestionamento. As restantes ciclovias apresentam comportamentos contraditórios para os diferentes períodos estando em linha com Lisboa ou apresentando melhorias em um dos períodos (ver Gráfico 67). Gráfico 67 No período da tarde a rede de grau 1 das ciclovias apresenta um comportamento semelhante ao período da manhã. No entanto, apenas a rede de Av. Almirante Reis mantem um aumento dos
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=