Estudo Mobilidade Inteligente
Mobilidade Inteligente Uma nova abordagem no planeamento e gestão a mobilidade urbana – o caso das ciclovias 88 Mapa 61 – Sub-rede primeiro grau Mapa 62 – Sub-rede segundo grau 5.2. Análise de Ciclovias A rede ciclável da cidade do Porto teve um desenvolvimento significativo do segundo semestre de 2020 com a criação de todos os traços apresentados neste estudo. Neste caso, a construção da totalidade dos troços analisados corresponde ao período com informação no número de congestionamentos, sendo possível comparar o real impacto com o período anterior à construção. A metodologia aplicada na cidade do Porto é igual a de Lisboa com a vantagem de incluir um maior número de troços e períodos de dados de congestionamento incluindo as datas de construção das ciclovias Analisando o Gráfico 71, é possível verificar, que tanto na hora ponta da manhã como de tarde existe uma mudança de comportamento em comparação com o ano anterior. Entre o julho e setembro a cidade do Porto apresentou um maior número de congestionamentos em ambas as horas de ponta. Pelo contrário, a situação inverte-se a partir de outubro, onde o número de congestionamento na cidade do Porto é inferior ao período homólogo. Tendo em conta esta diferença de comportamento, a análise irá explorar as características destes dois períodos. Gráfico 71
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